A higiene é o conjunto de meios para manter as condições favoráveis à saúde.
A higiene dos filhos é uma tarefa dos pais. Só aos 06 anos é que as crianças estão “maduras” para cuidar de sua própria higiene pessoal. Os pais não devem passar a responsabilidade antes que elas estejam preparadas. Para que a criança seja bem-educada em higienização e desenvolva bons hábitos é necessário que ela receba informações e exemplos.
Saiba que uma higiene adequada ajuda a combater inúmeras doenças.
Higiene corporal
Banho:
A pele tem milhões de glândulas especiais que produzem suor, e outras que produzem uma substância parecida com o sebo. A falta de banho provoca o acumulo progressivo dessas substâncias, que se somam às sujeiras exteriores (poeiras, terra, areia, etc.). A consequência de um banho mal tomado é o aparecimento de vermelhidão na pele, além do odor desagradável, o risco de aparecimento de piolhos e sarna, micoses, seborreia, infecções urinárias e corrimento vaginal nas meninas.
O banho diário é importantíssimo e é indispensável à saúde do corpo, mesmo no inverno. Depois do banho, certificar que estejam bem limpos e secos os espaços entre os dedos, virilhas e outras dobras.
Limpeza das Mãos:
As mãos precisam estar sempre limpas.
Nunca devemos comer ou mexer em alimentos sem antes termos lavado as mãos.
Unhas:
Cortar as unhas e mantê-las sempre limpas são medidas importantes para prevenir certas doenças. Quando a pessoa coloca a mão na boca, a sujeira armazenada debaixo das unhas pode dar origem a verminoses e outras doenças intestinais. Além disso, devemos valorizar os aspectos estéticos relacionados à beleza das unhas.
Cabelos:
Devem estar sempre lavados e penteados. Devem ser cortados regularmente. Nos cabelos acumulam-se poeira e gorduras que precisam ser
eliminadas. É sempre agradável observarmos cabelos limpos, brilhantes, cheirosos e bem cortados.
Os cabelos grandes e sujos facilitam o aparecimento e a multiplicação de piolhos.
Vestuário:
A roupa e o calçado devem estar sempre limpos e serem adequados ao tempo que faz: frescos no verão, quentes no inverno e impermeáveis nos dias de chuva. Devem ser confortáveis!
O vestuário é importante para manter a temperatura corporal. Vista sempre, junto ao corpo, roupas de algodão, pois não retém o suor o que evita o aparecimento de mau cheiro. Não esqueça também de mudar diariamente as roupas. Roupa limpa é sinal de Higiene.
Procure separar através de sacos plásticos limpos, as roupas, o calçado e os alimentos na mochila do seu filho para evitar a contaminação.
Higiene dentária:
A saúde da boca é fundamental para que se consiga o adequado aproveitamento dos alimentos pelo nosso organismo. Dentes e gengivas fortes e saudáveis em conjunto com uma boa salivação, são os elementos básicos para um bom início da digestão.
Após a mastigação e a deglutição, permanecem na boca pequenos pedaços de comida que misturados com a saliva e bactérias existentes na boca, vão formar a placa bacteriana aderente aos dentes. Esta sofre transformações químicas, no sentido da acidificação. Os ácidos que se formam vão corroer o esmalte dos dentes conduzindo à cárie dentária.
Uma das principais formas de proteger seu filho da cárie dentária é realizar a Higiene dentária regular (de manhã, após as refeições e antes de deitar), leve-o ao dentista de seis em seis meses, para vigiar e tratar dos dentes.
Cattia Zaccaron
Nutricionista CRN² 9773